Abrir um negócio é seu objetivo para este ano? A decisão de se tornar empreendedor pode até ser fácil, mas as decisões relacionadas a escolher um bom ponto comercial, atrair público-alvo e lidar com determinadas burocracias podem não ser tão simples assim.

Entretanto, uma coisa é certa: quando se decide abrir um negócio a pesquisa deve ser sua maior aliada. Isso porque você deve saber tudo sobre o ponto onde você pretende fixar sua empresa.

Mas como fazer isso? A Otimoponto, empresa especializada em consultoria e intermediação de compra e venda de pontos comerciais, preparou algumas dicas para você tirar essa missão de letra.

Quais os tipos de empreendimentos que a região de interesse já tem?

Como é o local no qual você está pensando em abrir um negócio? Tem muitas empresas como a sua? Isto pode ser um bom sinal. Isso porque pode representar que o endereço já é conhecido por reunir negócios do mesmo nicho. Portanto, é mais certo que seu público-alvo esteja por ali.

Existem aqueles que preferem estar longe de concorrentes. Mas na maioria das vezes, eles são apenas um detalhe.

A dica é se destacar em meio aos seus concorrentes e não fugir deles. Assim, investir nos seus diferenciais para valorizar seu produto e fazer com que o cliente sempre escolha a sua empresa.

Converse com outros empreendedores antes de escolher um ponto comercial e abrir um negócio

Ter conhecimento sobre o perfil das pessoas que vivem e frequentam a região faz toda a diferença. Você precisa ter noção do que e quanto eles consomem, que idade têm, quais seus interesses, entre outros pontos.

Sua empresa precisa estar próxima de consumidores que se identifiquem com ela. Desta forma, mesmo que seu produto seja algo ainda desconhecido para seus “vizinhos”, eles se sentirão atraídos em experimentá-lo.

Considere também fatores coringa, como praticidade, rapidez e otimização do tempo. O consumidor atual busca estes pontos quando precisa resolver um problema, afinal, ninguém está disposto a gastar muito tempo.

Dê atenção a publicidade in loco

Pode até ser algo clichê, mas sim, a propaganda continua sendo a alma do negócio. Por isso, na hora de escolher seu ponto comercial para abrir um negócio você precisa pensar em como você vai atrair o cliente que estiver passando por ali. 

Incrementará em uma vitrine diferente e convidativa? Apostará em uma fachada em destaque? Existem outdoors próximos para uma publicidade mais ampla?

Além disso, não se esqueça de observar a iluminação do local, bem como se o ponto pode ser visto por todos o tempo todo. Tem uma parada de ônibus em frente? Isso pode atrapalhar a visibilidade do seu negócio.

Esteja atento a detalhes logísticos

Como é a acessibilidade e estacionamento do ponto comercial que você está de olho? Estes são dois pontos fundamentais para o local onde você vai fixar sua empresa. Isso porque quanto mais fácil for para o seu cliente chegar até você, melhor.

Além disso, não podemos esquecer do quesito segurança. Fuja de locais que causem sensação de insegurança, que sejam muito desertos ou mal iluminados. Caso o ponto esteja presente em uma galeria ou edifício comercial, evite os últimos andares. Como citamos anteriormente, o seu cliente procura por uma empresa mais acessível e você deve garantir essa acessibilidade.

Por fim, não se esqueça de checar junto à Prefeitura se o seu negócio pode funcionar no endereço escolhido. Algumas particularidades e exigências podem impedir você de abrir um negócio em determinados locais.

Enfim, abrir um negócio demanda tempo e, muitas vezes, uma ajuda é fundamental. Não faça nada por impulso e avalie bem as oportunidades. Só assim você poderá garantir o sucesso que procura!