Se você quer saber mais sobre os motivos de fazer uma faculdade de serviço social veio ao lugar certo. Vamos esclarecer suas dúvidas, falar um pouco sobre o dia a dia de trabalho do profissional da área, e também, sobre o que é ensinado durante o curso de serviço social. Para começar, vale falar que essa é uma profissão bem dinâmica, por isso, o trabalho diário do assistente social é bem movimentado. Ele pode trabalhar na execução e avaliação de projetos de políticas públicas. Mas ainda, é possível que ele faça perícias técnicas, estudos socioeconômicos e demais pareceres para instituições tanto públicas quanto privadas.

Podemos dizer que o assistente social tem como objetivo promover ações e projetos para garantir o bem-estar físico, social e psicológico dos cidadãos. Afinal, ele promove orientação sobre questões de saúde, educação, moradia e tantos outros pontos, auxiliando as pessoas a conquistarem seus direitos. Por isso essa é uma profissão de suma importância para a sociedade. É bom lembrar que esse profissional trabalha diretamente com pessoas, principalmente com aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, o trabalho pode ser realizado com dependentes químicos, presidiários, moradores de rua, pessoas de baixa renda, grupos de minorias étnicas e refugiados, por exemplo.

Mas é preciso diferenciar o trabalho do assistente social com o assistencialismo. A atuação desse profissional é em busca da universalização dos direitos tanto humanos quanto sociais, para isso, são criadas e executadas políticas públicas. Já o assistencialismo se refere mais a ajuda momentânea e pontual.

 

Onde trabalha um assistente social?

Depois de concluir o curso de serviço social, esses profissionais podem escolher um ou mais dos campos de atuação da profissão. É possível conquistar uma vaga de trabalho em empresas públicas e privadas. Há boas oportunidades para consultoria em empresas, assim como, ONGs e instituições. As áreas que sempre estão em busca desses profissionais são: educação, saúde e sociojurídica.

Na parte da educação, é possível trabalhar em escolas, universidades e secretarias. Já na saúde, as vagas são nas unidades básicas de saúde, hospitais, postos de saúde e secretarias. O poder jurídico emprega assistente social nas áreas de infância e idoso, além de prevenção a violência doméstica. Ainda é possível conquistar uma oportunidade em presídios, no atendimento socioeducativo e nos centros de acolhimento de crianças e adolescentes.

Ou seja, agora você já sabe sobre a importância do trabalho desses profissionais e conhece um pouco mais sobre a área de atuação. Como é possível observar, o leque de possibilidades de trabalho é vasto. Ou seja, são boas as chances de você conquistar uma vaga logo depois de formado.

 

Saiba mais sobre a faculdade de serviço social

Agora que você já sabe que o assistente social é responsável por coletar dados, realizar laudos e estudos sociais, além de outras funções, vamos voltar um pouco e falar sobre a faculdade de serviço social. Afinal, ela é o primeiro passo na sua trajetória para uma carreira de sucesso.

O curso de serviço social possui duração de quatro anos. Durante esse período, o estudante terá acesso a diversas matérias da área. Como, por exemplo: Sociologia Geral; Filosofia das Ciências Sociais; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Ética e Responsabilidade Profissional; Teoria do Direito; Estatística Aplicada; Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; Introdução à Administração; Antropologia Social; Introdução às Ciências Sociais; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social; Psicologia Social e Comunitária; e muitas outras.

Durante a faculdade de serviço social, o aluno também passará pelo estágio supervisionado. Essa é uma etapa muito importante em que o estudante terá uma prévia de como será o seu dia a dia de trabalho. Também conseguirá desenvolver algumas atividades, mas ainda terá ao seu lado um supervisor para mostrar o melhor caminho a ser seguido. Nessa etapa é importante estar sempre pronto para absorver conhecimento, mas também, mostrar seu comprometimento e conhecimento. Afinal, é o seu primeiro trabalho na área e é importante fazer boas relações profissionais.

Além dos projetos e provas, o aluno também realizará o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esse também é um momento importante, já que é preciso mergulhar mais fundo em teorias e projetos relacionados ao serviço social. Então, não encare apenas como um projeto que vale a sua aprovação, mas também como um processo de aprendizagem.