Os empregos no Rio de Janeiro continuam subindo, garantindo oportunidade e reaquecendo o mercado de trabalho.

Mesmo ainda sofrendo os efeitos da pandemia, os empregos no Rio de Janeiro não param de crescer. De acordo com um estudo feito pela Firjan, considerando dados do Caged até julho, o RJ recuperou cerca de 80% dos empregos formais perdidos em março do ano passado, início da pandemia.

Atualmente, o setor da indústria, construção e comércio estão com saldo de geração de oportunidades mais elevado do que os vistos em fevereiro de 2020. Inclusive, de acordo com o Caged, de maio até agosto, o Rio de Janeiro ocupou o terceiro lugar entre os estados com mais geração de emprego formal no país.

Oportunidades de empregos no Rio de Janeiro continuam subindo

Mesmo ainda no auge da pandemia, o Rio de Janeiro apresentou um grande desempenho no mercado de trabalho. No setor da indústria, por exemplo, 36 mil empregos foram perdidos entre março de junho de 2020, mas de julho a novembro 18 mil vagas já haviam sido recuperadas.

De novembro de 2020 até o momento atual, o setor superou o número de demissões com novas contratações. Ou seja, um cenário bastante positivo. No acumulado deste ano, de janeiro até o momento, os empregos no Rio de Janeiro já somam 685,3 mil admissões, contra 602,6 mil demissões no estado. Vemos um saldo positivo de 82,6 mil novos postos de trabalho com carteira assinada.

Segundo o governador do estado, Cláudio Castro, nos últimos meses oito em cada dez vagas perdidas após o início da pandemia foram recuperadas. As taxas consecutivas de crescimento na oferta de emprego estão acima da média nacional, algo realmente muito atrativo.

Todos podem ter seu espaço

Uma notícia que vale ser compartilhada é que o mercado está de olho na mão de obra de pessoas mais jovens. Das oportunidades no Rio de Janeiro no mês de junho, 50% foram preenchidas por candidatos entre 18 e 24 anos. Avaliando o nível de escolaridade, trabalhadores com nível médio foram os preferidos do mercado, neste contexto.

O setor de serviços, o mais afetado pelas restrições da pandemia, voltou a crescer. Das 111.012 vagas perdidas entre março e agosto de 2020, 64.922 foram recuperadas, apenas neste mês de setembro. A expectativa para este setor, especialmente, é que o ritmo de contratações continue acelerado até o verão e o carnaval do ano que vem. Ou seja, oportunidades não devem faltar.

DICA: Como buscar empregos no Rio de Janeiro neste momento?

Se você está em busca de uma vaga de emprego, seja na sua área ou em outros setores, algumas dicas podem te ajudar. Além de ter foco e disciplina para intensificar a busca por emprego, é essencial se destacar entre seus concorrentes.

Portanto, procure:

  • Manter a autoconfiança;
  • Atualizar seu currículo;
  • Ajustar a pretensão salarial considerando a realidade atual;
  • Se aperfeiçoar com cursos online;
  • Manter seu networking ativo;
  • Se está procurando recolocação profissional em outro setor, desenvolva competências importantes para a nova área;
  • E, é claro, continuar buscando vagas e se candidatando.

Novos empregos no Rio de Janeiro são abertos diariamente, portanto, esteja preparado para que o próximo selecionado seja você!