Se você está interessado na faculdade de pedagogia, mas ainda tem dúvidas se essa é a melhor escolha para o seu futuro, então, você veio ao lugar certo. No post de hoje, vamos te mostrar quatro motivos pelos quais você deve seguir a carreira como pedagogo ou pedagoga e se matricular hoje mesmo nessa graduação.

Além disso, vamos aproveitar para esclarecer algumas dúvidas sobre essa área, como as opções de atuação, os salários praticados no mercado e as opções de cursos de pós-graduação para se especializar. Então, confira todas as informações logo abaixo:

  1. Grande leque de atuação na área

Diferente do que muita gente pensa, o profissional formado em pedagogia a distância não tem apenas a sala de aula como opção de ambiente de trabalho. Essa é sim uma das alternativas, mas ela não é a única. Aliás, podemos dizer que os pedagogos contam um grande leque de atuação na área. (Confira mais sobre as possibilidades de atuação em pedagogia)

Sendo assim, separamos abaixo uma listagem com algumas das opções disponíveis no mercado, confira.

Ensino: lecionar na Educação Infantil, nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental ou na alfabetização de jovens e adultos.

Educação Especial: desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais. Aliás, ainda há uma carência grande nessa área.

Orientação Educacional: dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Coordenação Pedagógica: acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.

Supervisão Educacional: orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Administração Escolar: gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Pedagogia Empresarial: desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições. Vale lembrar que este segmento está em alta, atualmente.

Pedagogia Social: inserir a prática da educação, em espaços não escolares, como em igrejas, centros comunitários, asilos, presídios ou na assistência social á pessoas em situação de risco e abandono.

Pedagogia Hospitalar: implementar processos educativos de crianças e jovens internados, para que eles possam retornar posteriormente ao ensino regular.

Desenvolvimento de Materiais de Ensino: elaborar livros infantis e material didático para o Ensino Fundamental.

  1. Responsabilidade social

Você provavelmente já ouviu falar que a educação muda o mundo. Sendo assim, podemos dizer também que o profissional formado no curso de pedagogia EAD tem uma grande responsabilidade social envolvendo esse objetivo de mudança e melhora da sociedade.

Afinal, independente do segmento escolhido, o pedagogo estará sempre desenvolvendo atividades ligadas a educação e processos educativos. Sendo assim, estará também fazendo a sua parte para que mais crianças e adultos recebam educação apropriada para contribuir com a sociedade.

Dessa forma, os pedagogos que trabalham em escolas, podem sentir essa responsabilidade de uma forma ainda maior. Afinal, eles trabalham na formação dos jovens, sendo assim, podem estimular essas crianças e adolescente a pensar e agir.

 

  1. Muitas possibilidades de especialização

A licenciatura em pedagogia é a porta de entrada para a profissão, mas há diversas opções de especialização. Sendo assim, depois de terminar a graduação é possível se especializar em segmentos como: educação especial e inclusiva, neuropsicopedagogia, psicopedagogia institucional, alfabetização e letramento, gestão escolar, ensino lúdico e muitas outras.

Ou seja, dessa forma é possível ficar atualizado com as novas tendências, tecnologias e metodologias da área. Afinal, esse é um segmento que está em constante pesquisa e mudanças. Além disso, é possível aumentar ainda mais as possibilidades de atuação na pedagogia. E também, receber um destaque no mercado de trabalho, conquistar melhores oportunidades e, consequentemente, salários mais atrativos.

Por falar em salários, esse é um assunto que sempre desperta curiosidades nas pessoas. Sendo assim, vamos aproveitar o tema, para trazer alguns valores que são praticados no mercado, de acordo com cada setor de trabalho da pedagogia. Confira logo abaixo e esclareça suas dúvidas:

– Administração pública em geral – 3.172,77 em 35 horas de trabalho.

– Atividades de associações de defesa de direitos sociais – 2.496,44 para 37 horas semanais.

– Educação infantil – creche – 1.858,83 e 39 horas por semana.

– Educação infantil – pré-escola – 1.931,05 e 38 horas semanais.

– Educação profissional de nível técnico – também com 40 horas/semana.

– Ensino de idiomas – 2.077,84 com 40 horas semanais.

– Ensino fundamental – 2.440,84 para 38 horas semanais de trabalho.

– Ensino médio – 2.964,44 e 38 horas de trabalho por semana.

– Outras atividades de ensino – 3.202,09 por 38 semanais de trabalho.

– Serviços de assistência social sem alojamento – 2.702,55 também para 38 horas semanais de trabalho.

 

  1. Diversas oportunidades abertas na área de pedagogia

E para finalizar os nossos quatro motivos para se matricular na graduação em pedagogia a distância, estão as diversas oportunidades abertas na área. Isso acontece, principalmente, pelo grande campo de atuação, ou seja, com um leque tão vasto de possibilidades há sempre boas vagas abertas aguardando profissionais qualificados.

Isso significa que as chances de encontrar um bom trabalho logo após a formação é muito grande. Aliás, a nossa dica é que você aproveite o estágio supervisionado obrigatório durante o curso para fazer alguns contatos profissionais que serão úteis para a sua carreira. Afinal, há a chance de você ser contratado pelo mesmo local em que estagiou, ou ainda, ser indicado para outra vaga. Sendo assim, é importante mostrar muito comprometimento e aproveitar todas as oportunidades para aprender um pouco mais sobre a pedagogia e o trabalho diário na área.