Para ter sucesso, um e-commerce precisa passar confiança para o potencial cliente. Não é para menos, afinal, o número de lojas virtuais cresceu exponencialmente nos últimos anos, assim como os de fraudes na internet.

Naturalmente, o consumidor adquiriu uma postura mais cuidadosa e tende a comprar somente de lojas que dão maior confiança e credibilidade. Tem um e-commerce e quer torná-lo mais confiável, de modo a gerar mais vendas?

Então, confira aqui o que sua loja virtual precisa ter para ser confiável, captar e conquistar clientes, atingindo crescimento e sucesso.

 

O que o e-commerce precisa para transmitir confiança?

Existem pontos específicos no e-commerce que ajudam a transmitir confiabilidade ao possível cliente, aumentando a chance de realizar novas vendas. Confira, a seguir, quais são e procure implementá-los em sua loja online:

 

Informações sobre a empresa

Tenha uma seção institucional no e-commerce, com informações sobre a empresa, para aumentar a credibilidade no negócio. Conte, de maneira resumida, como a empresa surgiu, o que faz, seus valores e diferenciais.

Além disso, a lei do e-commerce diz que todas as lojas virtuais precisam mencionar seu CNPJ, razão social, endereço da sede da empresa, telefone e e-mail para contato. Portanto, aproveite para disponibilizá-los.

 

Canais de atendimento

Todo cliente quer identificar rapidamente informações sobre canais de atendimento, o que possibilita saber se é fácil contatá-la se enfrentar alguma dificuldade. Por isso, essas informações devem estar claramente visíveis na seção de ajuda e suporte da loja virtual.

 

Políticas da empresa

As informações sobre políticas adotadas pela empresa, como trocas e devoluções, entrega e frete, formas de pagamento, privacidade, entre outros, devem ser especificadas no e-commerce.

Ao comunicar antecipadamente tais informações, o cliente consegue obter informações rapidamente, entendendo como funcionam as políticas adotadas pela empresa, estimulando sua decisão de compra.

 

Proteção de dados

Todo e-commerce estruturado para proteger os dados dos clientes passa maior confiabilidade. Há várias formas de implementar isso, como criptografar comunicações entre o dispositivo do cliente e o da empresa, com uso do certificado SSL.

Além disso, disponibilize selos e certificados de segurança, que devem aparecer no rodapé da página e reforçam ainda mais a confiança do cliente na loja virtual.

 

Formas de pagamento

É importante que a empresa disponibilize diferentes formas de pagamento, mencionando-as no rodapé da página inicial. Disponibilizar poucas modalidades, como transferência bancária ou boleto, levanta suspeitas.

 

Reviews e comentários de clientes

As reviews e comentários de clientes são excelentes ferramentas para passar confiança, porque são opiniões reais de quem realmente já teve contato com a loja e produto. Por isso, procure oferecer essa modalidade na página dos produtos.

 

Descrições e fotos de produtos

Tenha um cuidado especial com as descrições e imagens de produtos, porque um trabalho malfeito, com fotos de má qualidade e erros de ortografia não dão credibilidade à loja.

Além disso, procure oferecer o máximo de informações sobre o produto nas descrições, porque o cliente conseguirá encontrar esses dados rapidamente, agilizando a decisão de compra.

 

Marketing digital para e-commerce

Além dessas dicas básicas sobre como fazer um e-commerce de sucesso, também é importante que a empresa pense além e adote estratégias complementares que reforçam a credibilidade da loja e possibilitam o aumento de vendas.

É o caso do marketing digital! O e-commerce pode adotá-lo de diferentes formas para melhorar sua imagem e transmitir mais confiança. Confira, a seguir, o que pode ser feito:

 

Criação de conteúdo

A criação e divulgação de conteúdo possibilita que a empresa atraia visitantes, capte leads (pessoas interessadas em seus produtos) e realize mais vendas.

Porém, não se trata de qualquer conteúdo, mas sim de um relevante / de alta qualidade, voltado às personas (clientes ideais) do negócio. Esse tipo de material ajudará a loja a ter credibilidade e se tornar autoridade no segmento de atuação.

O material pode ser disponibilizado em blog, redes sociais e e-mail marketing, de modo a nutrir clientes, gerar lembrança de marca e estimular o desejo de compra.

Ao adotar essa estratégia de marketing digital, procure combiná-la com outra, o SEO, que otimiza o site para motores de busca, proporcionando um melhor ranqueamento no Google sem pagar por isso.

 

Redes sociais

Quando ainda não conhece um e-commerce, um comportamento comum do consumidor é procurá-lo em redes sociais. Por isso, é essencial ter perfis nessas plataformas.

A presença em redes sociais possibilita construir relacionamentos, engajar clientes e potenciais clientes, bem como transmitir confiança para quem ainda tem dúvida se realiza ou uma compra.

Mas, tenha um cuidado especial: não adiantar somente criar o perfil, é importante investir em uma gestão com criação de conteúdo e interação com seguidores e possíveis clientes. Um perfil abandonado não dá segurança ao consumidor.

Websites que vendem e faturam bem normalmente têm estratégias diferenciadas para as redes sociais, com criação de conteúdo relevante, que gera engajamento e dão maior visibilidade à marca, atraindo mais clientes. Por isso, não deixe de criar perfis e alimentá-los periodicamente.