A otimização de sites é um dos investimentos perfeitos a serem feitos para auxiliar no crescimento de sua empresa. Não sabe o que é otimização de sites, muito menos para que serve? Então, continue e a leitura e conheça!

 

O que é otimização de sites?

Trata-se de uma estratégia de melhoria de sites para que alcancem a melhor posição possível em páginas de resultados de busca em plataformas como o Google.

Essa melhoria é feita aplicando técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca) que possibilitam uma rápida indexação das páginas e a identificação de seu conteúdo pelas ferramentas de busca, garantindo um melhor ranqueamento.

 

Para que serve a otimização de sites?

A otimização SEO de sites tem como foco garantir o melhor ranqueamento de maneira orgânica, ou seja, sem precisar pagar para os motores de busca, como acontece em estratégias de link patrocinado.

Esse ranqueamento em posições de destaque é atingido com a otimização do conteúdo do site, bem como de sua estrutura, de modo a melhorar a experiência do usuário.

 

Por que é importante otimizar sites?

Mas, por que é importante otimizar sites para SEO? Simples: essa é uma prática que proporciona resultados especiais, principalmente em médio e longo prazo. Veja o que sua empresa pode alcançar:

 

Melhor ranqueamento em resultados de pesquisa

Com a otimização, a empresa consegue a indexação correta e em menor prazo do site e suas páginas, além de melhorar a experiência do usuário. Como resultado, atinge um melhor ranqueamento, alcançando posições de destaque em páginas de resultado de busca.

Isso é um resultado importante porque permite que sua empresa seja encontrada por seu público-alvo, aumentando a chance de atrair potenciais clientes, além de ampliar a possibilidade de venda.

 

Resultados por baixo custo

Em comparação a outras estratégias de marketing digital, as otimizações SEO possuem baixo custo, uma vez que não se paga para ter destaque nos motores de busca.

Mas, ao contrário do que muitos pensam o SEO não é uma estratégia 100% gratuita, afinal, a empresa precisa investir na contratação de profissionais ou agência para realizar a otimização corretamente. A diferença é que se gasta menos com essa estratégia.

 

Aumento do tráfego no site

Uma das principais preocupações de toda empresa ao criar um site é garantir que ele seja encontrado por potenciais clientes e tenha um bom tráfego. A otimização de sites SEO entrega esses resultados.

Não é para menos, afinal, coloca o site em posição de destaque nos resultados de busca. De maneira geral, sites bem ranqueados têm maior tráfego, porque o usuário clica sempre nas primeiras opções da página.

Dessa forma, a empresa é encontrada com maior facilidade por seu público-alvo, alcança maior visibilidade e tráfego organicamente (sem pagar) e ainda consegue captar mais leads (oportunidades de negócio).

 

Incremento de vendas

Como atrai mais tráfego e leads, a otimização oferece o benefício de gerar novas oportunidades de vendas, contribuindo positivamente para o aumento do faturamento da empresa.

 

Formação de vínculo e relacionamento com o consumidor

A otimização SEO oferece o diferencial de captar mais potenciais clientes, gerar conhecimento de marca, formar um vínculo e relacionamento com esse público.

 

Criação de autoridade

Outro benefício da aplicação de técnicas de SEO é a criação de autoridade, principalmente quando se adota a estruturação de uma rede de links que apontem para seu site. Dessa maneira, a empresa consegue uma posição de destaque no ranqueamento e entre seus concorrentes.

 

Como otimizar sites?

Quer otimizar sites, mas não sabe como? Existem duas formas principais de otimização: pela implementação do SEO on-page e SEO off-page.

O SEO on-page consiste na aplicação de técnicas para otimizar páginas do site, considerando seu conteúdo, URL, design, entre outros detalhes. Curiosamente, é justamente nessa modalidade que a pesquisa, definição e uso da palavra-chave são importantes.

Já o SEO off-page tem como foco a otimização fora do site, com foco em link building e busca de referências, o que ajudará a alcançar maior autoridade no segmento.

 

Melhores práticas de SEO on-page e off-page

Existem práticas de SEO on-page e off-page que entregam melhores resultados de otimização, de modo a atingir e manter um excelente ranqueamento. Conheça quais são:

 

Otimização de conteúdo

Trata-se do SEO on-page, com otimização de título da página, criação de meta description, personalização de URL, otimização de imagens e texto, com uso de palavras-chave, por exemplo.

Também é possível otimizar headings, efetuar linkagem interna e criar sitemap, que possibilita que o motor de busca indexe as páginas em um menor prazo.

 

Link building

O link building é uma técnica comum na otimização de sites SEO off-page. Para adotá-lo, é importante criar conteúdo de qualidade, para que seu site gere links e menções espontaneamente.

Também faça parcerias de backlinks, guest posts e co-marketing, técnicas que permitirão atingir objetivos de otimização e mantê-los em longo prazo.