O café verde é o café cujos grãos não foram torrados. De fato, no seu estado natural, dentro do fruto vermelho do cafeeiro, os grãos de café são verdes: é o processo de torrefação que lhes dá a tonalidade castanha ou escura que tão bem conhecemos.

Alguns métodos caseiros podem ser eficazes para prepará-lo: assar no forno, assar redondo, assar com uma máquina especialmente concebida para esta atividade em casa e outros.

Quais seus benefícios?

O café verde é chamado assim por ser um grão verde. Após ele ser torrado sua cor fica amarronzada, como a realmente conhecemos.

Ele é simplesmente a semente do cafeeiro maduro. O fruto da árvore do café é vermelho vivo e envolve duas sementes verdes.

Benefícios café verde

Comprar café verde não é apenas para torrefações de flores. Algumas pessoas vão querer consumir café verde como está, sem o torrar ou vão bucar comprá-lo em cápsulas para facilitar o consumo e aumentar a ação de seus benefícios.

Como não foram submetidos ao processo de torrefação, os grãos de café verde têm um maior teor de cafeína e antioxidante, o que se acredita estimular o metabolismo, para além de acelerar a eliminação de gordura.

Esta última não sofre qualquer transformação e as virtudes da planta, que são cada vez mais exploradas na farmacologia, são portanto preservadas.

Um benefícios que está presente apenas nos grãos que não foram torrados é a facilitação do emagrecimento.

Os grãos verdes são pretos porque foram torrados, e é aqui que o “café verde” difere do “café preto” em termos nutricionais.

A torrefacção consiste em expor as sementes ao calor por fogo direto. O feijão é queimado para libertar todo o seu aroma e depois moído para consumo.

Uma vez que o café verde não é torrado, conserva todas as virtudes originais do cafeeiro.

Café verde e antioxidantes

Além do efeito da cafeína, uma substância estimulante, o café verde contém ácidos clorogénicos, que desaparecem durante a torrefacção.

Estes compostos orgânicos são excelentes antioxidantes. Por conseguinte, diz-se que ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres e retardam o envelhecimento celular.

Alguns estudos também destacaram o seu efeito ansiolítico.

Excesso de peso: café verde para perder peso?

A popularidade dos grãos de café não torrados está a aumentar ano após ano, especialmente desde 2006.

Nesse ano, uma equipa japonesa publicou um estudo na revista Annals of Internal Medicine sugerindo que o café verde tem benefícios para as pessoas com excesso de peso.

É claro que não é uma cura milagrosa, no entanto, veja se emagrece mesmo, mas acredita-se que os ácidos clorogénicos que contém reduzem a absorção de açúcares pelas células hepáticas, e portanto a transformação de açúcar em gordura pelo fígado.

Estes ácidos também promoveriam a utilização de açúcares pelas células musculares. Ao baixar o nível de açúcar no sangue, os efeitos do café verde seriam interessantes para o tratamento da diabetes tipo 2.